OFICINAS PERIÓDICAS:
SÁBADOS sempre as 10 Horas.
Núcleo CPPA - CODA - Escola de Música Cultura e Artes
Rua Caldas Junior, 16 (Centro - pertinho do Cais Mauá )
--
AULAS PARTICULARES:
Ministrada por Zé do Pandeiro. Hora/Aula.
HORÁRIO A COMBINAR - Porto Alegre.
--
" O pandeiro é instrumento popular de baixo custo, leve, prático e muito eficiente. Utilizável para qualquer gênero musical e também muito difundido no mundo inteiro. Ele é um legítimo representante da musica brasileira, orientando o seu rítmo e fortalecendo nossas mais variadas expressões culturais. O pandeiro é um instrumento musical inigualável, lúdico e muito poderoso. " Mestre Zé do Pandeiro

6 de nov de 2012

O Clube estará presente no PERCPOA 2012


O PERCPOA 2012 - Festival de Percussão de Porto Alegre versará sobre um tema bem atual e de fundamental importância na sociedade de hoje e no combate a violência. O ensino de música nas escolas, e todas as suas implicações e desdobramentos dentro do processo educacional público e privado das escolas e instituições sócio-educativas.

Abordará temas étnicos culturais em consonância com a formação histórica e cultural do povo do Rio Grande do Sul na construção de sua cidadania e seus referenciais.

Também fará uma homenagem ao Mestre Walter Calixto Borel um dos patronos do evento, laureado na primeira edição, com o Prêmio Batuta de Ouro/2006 falecido no ano de 2011, teve relevante participação nos estudos africanistas brasileiros, deixando grande contribuição e legado ao povo gaúcho.

O evento terá mesmo formato das edições anteriores com shows, oficinas, palestras e atividades nas instituições parceiras e espaços públicos, sempre com entrada franca.

O formato do show final de encerramento será em Aula-Show, apresentado pelo músico e professor licenciado Zé Evandro que possui larga experiência na realização de cursos e oficinas e curador também das edições passadas.

O que difere esta edição é que estará alicerçada na construção de uma discussão sobre a participação do músico educador nos mais variados projetos educacionais. Formando opinião crítica e discussão sobre o tema – Música nas Escolas.

A seminário show-final contará com cinco tambores fundamentais e alicerces da cultura étnica-gaúcha, representados por um músicos conceituados que farão uma breve explanação histórica sobre o mesmo e mostrará algumas de suas particularidades que são eles: o tambor de sopapo, o tambor de candombe, o tambor de maçambique, o tambor de religião afro-brasileira e o tambor atabaque. No palco também ficará disposta algumas representações e personalidades escolhidas pela curadoria do festival.

Os debates versarão sobre a construção teórica em torno dos ritmos, usos e costumes da música percussiva, bem como, recentes publicações em torno da história da música no Rio Grande do Sul. Tais como: livros, revistas, teorias musicais aplicadas à educação, experiências pedagógicas vividas e produções textuais de músicas e poesia em torno do tema.

Este evento pretende ser bem mais sócio-educativo e orientado, preparando novas plateias e agentes culturais, girando em torno do processo educativo musical a que estaremos voltados nas próximas décadas. Formando novos profissionais da música e para música, novos paradigmas nas práticas pedagógicas em sala de aula. Para que o público presente possa ter uma breve noção etno-musical na construção dos nossos valores, e como se preparar para este novo mercado que está se abrindo, deixando assim um registro para as futuras gerações e provocando discussões em torno do tema. ACESSE: www.percpoa.com

Um comentário:

  1. Foi bom demais...um verdadeiro "show de ritmos e danças" o melhor de tudo foi a integração dos músicos com o evento, que fez deste um espetáculo de primeira grandeza, provando assim que a música serve como inclusão sim, destes meninos à sociedade, reintegrando ao grupo e afastando da criminalidade.
    Parabéns Elojac e Zé Evandro!!!

    ResponderExcluir