OFICINAS PERIÓDICAS:
SÁBADOS sempre as 10 Horas.
CCMQ - Casa de Cultura Mário Quintana.
Centro - Porto Alegre. www.ccmq.com.br
--
AULAS PARTICULARES:
Ministrada por Zé do Pandeiro. Hora/Aula.
HORÁRIO A COMBINAR - Porto Alegre.
--
" O pandeiro é instrumento popular de baixo custo, leve, prático e muito eficiente. Utilizável para qualquer gênero musical e também muito difundido no mundo inteiro. Ele é um legítimo representante da musica brasileira, orientando o seu rítmo e fortalecendo nossas mais variadas expressões culturais. O pandeiro é um instrumento musical inigualável, lúdico e muito poderoso. " Mestre Zé do Pandeiro

2 de jan de 2014

CPPA AGORA AOS SÁBADOS NA CCMQ!!


Fechamos grande parceria com a CCMQ - Projetos Especiais

TODOS OS SÁBADOS !!!! AGORA É NA CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA!

É uma aula com base na história, ritmos, usos e costumes da percussão brasileira dando ênfase ao pandeiro brasileiro em suas diversas nuances. Não é necessário levar o instrumento (porém se tiver leve!).

Oferece o aprendizado em apenas cinco minutos do fundamento do pandeiro para iniciantes em um método popular de ensino, destacando o uso para o teatro, ritmos folclóricos e as diversas possibilidades de manuseio e inserção na arte. São 3 aulas teóricas e práticas.

Venha tocar pandeiro com método fácil, simples e popular "Sambalelê. prenda a tocar em 5 minutos".

Samba de roda, samba canção, samba de lenço, samba de avenida, chorinho, côco, embolada, maracatu, baião,valsa, pagode e etc... Ataque e condução. Dinâmica e andamento. Mão direita e esquerda.

Fundamentos e técnicas de uso em vários ritmos diferenciados.
Uma oficina divertida e contagiante aberta a pessoas de todas as idades.

**********************************************
Todos os Sábados - das 10h as 12h
Sala C2  - CCMQ - Casa de Cultura Mário Quintana
Centro - Porto Alegre
**********************************************


ZÉ do PANDEIRO é o nome artístico de Evandro Cardoso. Nascido em Porto Alegre em 1970. Começou sua carreira bem cedo atuando em uma peça de teatro infantil em escola Reichiana aos nove anos de idade onde interpretava o “Padeiro Pandeiro”. Artista multimídia é músico compositor, ator e também produtor e se graduou como professor licenciado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Laureado com Honra ao Mérito e membro eleito do CONSUN – Conselho Universitário, além de ter participado ativamente nos movimentos sociais e estudantis por volta de 1995.
Com 30 anos de carreira o multi-instrumentista e arte-educador Zé Evandro, já realizou extraordinariamente mais de 3000 espetáculos ao longo de sua vida artística, sendo alguns ao lado de nomes consagrados da música tais como: Gilberto Gil, Chico César, Tom Zé, Velha Guarda da Portela, Hermeto Pascoal, Giba Giba, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna (escritor Paraibano), Ruben Radda (Uruguai), Empire Mandingue (Senegal), Manu Chao (França)... Entre outros músicos e artistas de renome e nacional.
Produtor musical e “front men” da consagrada Banda Serrote Preto de Porto Alegre já realizou a frente da banda mais de 1000 shows e recebeu alguns prêmios institucionais. Destacando o Prêmio Açorianos de Teatro da Cidade de Porto Alegre em 2001 com a peça "Auto da Compadecida" montagem do Depósito de Teatro com a melhor trilha sonora original.
Também realizou algumas peças publicitárias com as empresas Brasil Telecom, Záffari, RBS, Claro Digital e Tim e até hoje atua em filmes, documentários e peças teatrais. Destaque de carnavais em Porto Alegre pela Escola Império da Zona Norte - 2011 e Bambas da Orgia - 2009 alem de ter participado da Banda Show da Saldanha com seu Tambor Rei de Sopapo.

Atualmente dirige a Preto Produtora Cultural, empresa que administra a carreira de artistas, oferece consultoria, ministra cursos, palestras e workshops de música popular para todo Brasil. Diretor e Coordenador do PERCPOA - Festival de Percussão da Cidade de Porto Alegre, recentemente premiado pela FUNARTE.
Realizou mais de 1000 oficinas musicais em vários projetos distintos tais como: Escola Aberta, PróJovem, Emater, Associação Cristã de Moços, Parceros Voluntários, Projeto Usina das Artes, Escolas públicas e privadas e atualmente ministra aulas pelo ADESC/PROTEJO/FASC.
Um artista completo e muito atuante na cultura popular do sul do Brasil. Com grande capacidade de síntese entre a arte contemporânea em simbiose com folclore mundial. Destacando-se por sua originalidade e espontaneidade criativa.





--

SERVIÇO:
O que? OFICINA DE PANDEIRO com Zé do Pandeiro
CPPA - Clube do Pandeiro de Porto Alegre.
Quando? Todos os SÁBADOS a partir das 10 horas.
Onde? CCMQ - Casa de Cultura Mário Quintana - Sala C2.
Quanto? À combinar.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário